Monte Kilimanjaro - Trekking Rota Machame

Monte Kilimanjaro - Trekking Rota Machame
Duração: 08 dias e 07 noites - A partir de: USD 2053*


TREKKING KILIMANJARO
ROTA MACHAME – 08 DIAS / 07 NOITES
SAÍDAS DIÁRIAS SOB SOLICITAÇÃO

 

Monte Kilimanjaro (Oldoinyo Oibor, que significa montanha branca em Masai, ou Kilima Njaro, montanha brilhante em kiswahili), localizado no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quénia, é o ponto mais alto da África, com uma altura de 5 895m no Pico Uhuru. Este antigo vulcão, com o topo coberto de neve, ergue-se no meio de uma planície de savana, oferecendo um espetáculo único procurado por aventureiros de todo o mundo. Atualmente, 30.000 pessoas escalam o Kilimanjaro todos os anos.

 

Subir o Kilimanjaro não requer nenhuma habilidade técnica ou equipamento especial – apenas alguma aptidão física e determinação. Pessoas de todas as idades, desde uma criança de 07 anos a um homem de 85 anos conseguiram subir com sucesso. Mas o desafio não deve ser levado assim, tão levemente. Você precisa entender o que está por vir.

 

Conhecida como rota “Whiskey”, a subida pela trilha Machame é hoje a rota mais popular na montanha. Se comparada com a rota Marangu, os dias na Machame são mais longos e as caminhadas mais íngremes. A rota Machame é considerada um caminho duro e é indicada para aqueles mais aventureiros e que já possuem alguma experiência em trekking e montanhismo. A rota começa ao sul e termina ao leste, atravessando abaixo do campo gelo sul do Kilimanjaro antes de atingir o cume. O mínimo de dias para esta rota são 06, no entanto, recomendamos que a façam em 07 dias. A rota Machame é escandalosamente bela e variada. No entanto, devido a um grande fluxo de pessoas, pode perder um pouco de seu esplendor.

 

ROTEIRO

DIA 1 – ARUSHA / MOSHI

Recepção no Aeroporto Internacional Kilimanjaro (JRO) em Arusha, Tanzânia, e traslado ao seu hotel em Moshi (120 km). O hotel oferece todos os elementos essenciais para uma estadia confortável: quartos acolhedores, água quente, staff amigável, piscina e acesso a internet. A noite, encontro com nossa equipe para a reunião (briefing) que certificará que você está pronto para começar a subir.

Pernoite no hotel Ashanti Lodge com café da manhã (Check-in 14 hrs)


DIA 2 – TREKKING PORTAL MACHAME / ACAMPAMENTO MACHAME

Nosso guia e equipe de suporte de montanha chegarão ao seu hotel pela manhã para encontra-lo onde farão outro rápido briefing, de onde seguiremos em veículo até a entrada leste do Parque Nacional do Kilimanjaro: o Portal Machame (1800 mts). Após rápidas formalidades de aquisição das licenças de escalada e registro com o serviço de busca e resgate, o grupo iniciará seu trekking subindo até o Acampamento Machame (3010 mts). A rota do trekking passa em meio a uma floresta tropical (onde chuvas são prováveis) por isso recomendamos que tragam consigo não somente sapatos reserva mas também jaquetas ou capas de chuva.

Após atingirmos o camping, nossa equipe de montanha irá tratar de todas as nossas necessidades como armar as barracas e preparar o almoço. Ao longo de toda a rota Machame, você irá passar suas noite em barracas especiais.

Este será nosso primeiro dia a na altitude e é extremamente recomendável que você observe as seguintes instruções:

- Abstenha-se do consumo de álcool e cafeína

- Beba mais de 04 litros de água por dia (de pouco a pouco, frequentemente)

- Começar ingestão de comprimidos de Diamox para aliviar os sintomas da altitude e do mal da montanha. A maior parte dos caminhantes tomam Diamox pela manhã, antes de iniciarem a caminhada no intuito de reduzir os desconfortos associados a altura. Recomendamos que consulte seu médico antes da contratação da viagem até mesmo para atestar o risco a potenciais alergias.

 

Durante a noite, você pode sentir algum desconforto associado ao processo de aclimatação a altitude: devido a redução no seu padrão de respiração, seu corpo recebe menos oxigênio durante o dia que pode leva-lo a sentir-se doente ou ter dor de cabeça. Preste atenção ao seu próprio corpo e informe seu guia caso comece a sentir quaisquer sintomas do mal de altitude.

 

Variação Altimétrica: Portal Machame (1810 mts) – Acampamento Machame (3010 mts)

Distância percorrida na caminhada: 5 km

Tempo médio de caminhada: 5 – 6 horas

 

DIA 3 – TREKKING ACAMPAMENTO MACHAME / ACAMPAMENTO SHIRA

Após café da manhã, iniciaremos nossa subida com destino ao segundo acampamento, já localizado em elevadas altitudes: Shira (3845 mts). Neste dia, você subirá da floresta tropical, e, pela primeira vez, será possível avistar belas paisagens do Platô de Shira a seus pés. Fisicamente falando, o trekking não é muito difícil mas você poderá sentir a mudança de altitude, logo, preste atenção aos sinais de seu corpo e lembre-se que escolher um ritmo apropriado é de extrema importância para a realização de um bom trekking. Quando atingirmos o acampamento, teremos almoço e tempo livre de descanso para depois seguirmos numa breve e importante caminhada de aclimatação rumo ao Acampamento Lava Tower, com um ganho de elevação de 300 metros. Descida de volta ao Acampamento Shira. Jantar.

 

Obs.: O trekking de aclimatação é uma caminhada extra, de nível de dificuldade leve, com um ligeiro aumento de altitude que visa acelerar o processo de adaptação. Recomendamos que leve as caminhadas de aclimatação muito a sério. Elas ajudam a aumentar suas chances de sucesso para atingir o cume e a salva-lo das consequências do mal da altura.

 

Variação Altimétrica: Acampamento Machame (3010 mts) / Acampamento Shira (3845 mts)

Distância percorrida na caminhada: 5 km

Tempo médio de caminhada: 4 – 5 horas

 

Trekking de Aclimatação:

Variação Altimétrica: Acampamento Shira (3845 mts) – Ponto na Rota do Acampamento Lava Tower (4120 mts)

Distância percorrida na caminhada: 2 km

Tempo médio de caminhada: 1 – 2 horas

 

DIA 4 – TREKKING ACAMPAMENTO SHIRA / LAVA TOWER / ACAMPAMENTO BARRANCO

Após café da manhã, sairemos do Acampamento Shira (3845 mts) e iniciaremos nosso caminho ao ponto chave da rota: Lava Tower (4630 mts). Esta parte da rota possui várias subidas e descidas onde terminaremos num acampamento a 4600 metros de altitude. Pode ser difícil e você eventualmente sentirá algum desconforto mas, visando uma aclimatação de sucesso, você deverá passar no mínimo de 01 a 02 horas aqui, onde, inclusive almoçaremos.

A partir deste ponto, faremos uma descida até o Acampamento Barranco (3960 mts). Aqui, poderemos ver a famosa Parede do Barranco, impressionante tanto em tamanho como inclinação! Amanhã você irá subi-la, portanto, não se preocupe: trata-se de uma caminhada muito simples.

 

OBS.: Se um ou mais participantes do grupo estiverem se sentindo mal, o grupo poderá cortar / evitar a passagem pela Lava Tower ajustando o caminho, ao tomar a trilha dos porteadores. Neste caso, não atingiremos a altitude de 4630 mts, chegando no máximo a 4400 mts.

 

Variação Altimétrica: Acampamento Shira (3845 mts) / Lava Tower (4630 mts) / Acampamento Barranco (3960 mts)

Distância percorrida na caminhada: 11 km

Tempo médio de caminhada: 6 – 8 horas

 

DIA 5 – TREKKING ACAMPAMENTO BARRANCO / ACAMPAMENTO BARAFU

Hoje acordaremos bem cedo e, após o café da manhã, iniciaremos nossa trekking de subida da Parede de Barranco (recomendamos que deixem o acampamento o mais cedo possível para evitar o trânsito de pessoas de outros grupos). A subida da parede não é difícil e leva em torno de uma hora para ser concluída. Após este pedaço, teremos um tempo livre para descanso e tirarmos algumas fotos do vulcão Kibo.

A partir deste ponto, iniciaremos uma caminhada mais difícil até o Acampamento Karanga, que apresenta diversas trilhas de subida e descida durante a rota mas anão se preocupe: nossos guias são especialistas na montanha e saberão escolher aquele que vá se encaixar de acordo com o perfil e ritmo do grupo. Quando chegarmos no acampamento, nosso almoço já estará servido. Hora de recarregar as energias e descansar um pouco até regressarmos a trilha e completarmos a subida até o Acampamento Barafu (4640 mts) onde será nosso jantar. Recomendamos que passe o resto do dia descansando e dormindo bem nesta que será a última noite antes do cume.


Variação Altimétrica: Acampamento Barranco (3960 mts) / Acampamento Barafu (4640 mts)

Distância percorrida na caminhada: 11 km

Tempo médio de caminhada: 8 – 10 horas

 

DIA 6 – ASCENÇÃO AO PICO UHURU / DESCIDA AO ACAMPAMENTO MILLENNIUM

Saída do Acampamento Barafu (4640 mts) ainda pela noite para iniciarmos nossa trajetória rumo ao cume do Kilimanjaro: Pico Uhuru (5895 mts). Tecnicamente falando, trata-se de uma subida relativamente simples, no entanto, o maior desafio está na elevada altitude. Nesta parte da caminhada, teremos um guia a disposição para cada dois viajantes, que terão sua energia, disposição e aspectos psicológicos monitorados. Após atingirmos o Pico Uhuru com sucesso, poderemos ainda descer até o nevado mais próximo, caso haja interesse. A partir deste ponto, iniciaremos nossa descida ao Acampamento Barafu onde iremos descansar por aproximadamente 02:00 hrs até nossa continuação ao Acampamento Millennium (3820 mts).

 

Obs.: Não se esqueça que 90% dos acidentes ocorrem durante a descida, incluindo todas as fraturas de braço e perna. Solicitamos atenção especial a seus pés, devido ao alto risco de lesão nos tornozelos.

 

Variação Altimétrica: Acampamento Barafu (4640 mts) / Pico Uhuru (5895 m) / Acampamento Millennium (3820 m)

Distância percorrida na caminhada: 15 km

Tempo médio de caminhada: 8 – 12 horas

 

DIA 7 – DESCIDA ACAMPAMENTO MILLENNIUM / PORTAL MWEKA  / MOSHI

O acampamento está situado em meio a uma floresta tropical. Ao acordar, você já sentirá o alívio da redução da altitude e a grande satisfação de ter atingido o cume. Após café da manhã, seguiremos para a saída Mweka do parque (1650 mts). Após nossa descida, haverá uma confraternização entre o grupo para comemorar este feito e também é o momento de compartilharmos nossas experiências entre nossos companheiros de aventura durante os últimos dias. Ao fim, ganharemos nossos certificados comemorativos até seguirmos de volta ao hotel em Moshi.

Acomodação no Ashanti Lodge, em Moshi, com café da manhã.

 Variação Altimétrica: Acampamento Millennium (3820 m) / Portal Mweka (1650 mts)

Distância percorrida na caminhada: 12 km

Tempo médio de caminhada: 4 – 5 horas

 

DIA 8 – MOSHI / ARUSHA

Em horário apropriado, traslado ao Aeroporto de Arusha para embarque  em seu voo com destino ao próximo destino. Sugerimos alguma extensão de Safari a Tanzânia, aproveitar as lindas praias de Zanzibar ou conhecer a cratera de Ngorongoro. ATÉ SUA PRÓXIMA AVENTURA!!!

 

OBS.: Check-out as 11:00 hrs. Caso seu voo de saída seja noturno, sugerimos a contratação de noite extra.

PREÇOS POR PESSOA (USD):

ESCALADA EM BASE PRIVATIVA

Por Pessoa

Gorjeta sugerida

Noite Extra de aclimatação

Single (Incluindo suplemento  individual)

2607

240

360

Base 2 viajantes

2233

240

327

Base 3 viajantes

2173

240

307

Base 4 viajantes

2127

240

307

Base 5 viajantes

2093

240

307

Base 06 ou mais viajantes

2053

240

307

Suplemento Apto Single em Moshi

100

N/A

N/A

Suplemento Cabanas Individuais na montanha

265

N/A

20

 

ADICIONAIS:
Noite Extra no Ashanti Lodge (Moshi) - DBL: USD 60 / SGL: USD 100

Sanitário portátil: USD 220

Chuveiro portátil: USD 510

 

Noite extra de aclimatação (Entre os dias 04 e 05):

Após café da manhã bem cedinho, começaremos a conquista do Barranco! Recomendamos que você comece o mais cedo possível para evitar o trânsito de pessoas. A subida da parede por si só não é complexa e leva aproximadamente 01 hora. Após atingirmos este objetivo, teremos a oportunidade de fotos excelente com o vulcão Kibo de fundo. A partir daí, um trekking relativamente complexo lhe espera: o restante do caminho até Karanga é cheio de subidas e descidas, mas não se preocupe, nosso guia irá lhe orientar quanto ao ritmo e velocidade ideal para seu conforto. Quando chegarmos ao acampamento, nosso almoço já estará nos esperando. Após algumas horas, seguiremos para nova caminhada de adaptação com um ganho de 300 metros subindo ao Barafu e depois regressando ao acampamento.

 

Variação Altimétrica: Barranco (3970 mts) / Ponto de retorno (3995 mts)

Distância percorrida na caminhada: 5 km

Tempo médio de caminhada: 4 – 5 horas

 

Caminhada de Aclimatação:

Karanga (3995 mts) / Ponto de ajuste (4270 mts)

Distância percorrida na caminhada: 2,5 km

Tempo médio de caminhada: 4 – 5 horas

 

Descida Karanga / Barafu:

Elevações: Acampamento Karanga (3995 m) – Acampamento Barafu (4673m)

Distância percorrida na caminhada: 6 km

Tempo médio de caminhada: 4 – 5 horas

 

Barafu (4673 m) / Ponte de Ajuste de Kosovo (4800 m)

Distância percorrida na caminhada: 2 km

Tempo médio de caminhada: 1 – 2 horas

 

** Durante a subida, você irá compartilhar sua tenda com mais 1 – 2 viajantes, a depender do número de participantes em seu grupo.

 

INCLUÍDOS:

- Traslados Aeroporto Internacional do Kilimanjaro / Hotel Ashanti Lodge (Moshi) / Aeroporto Internacional do Kilimanjaro

- 01 noite de hospedagem prévia ao trekking em Moshi no Hotel Ashanti Lodge com café da manhã, em apartamento duplo a compartir

- Traslados ao início da trilha

- Equipe de montanhistas profissionais (todos os guias possuem certificação em primeiros socorros e situações de emergência em meio a natureza selvagem, com mais de 07 anos de experiência em escaladas na região. Cada participante terá direito a um carregador que levará até 15 kg de bagagem

- Taxas de entrada e resgate do Parque Nacional do Kilimanjaro

- Taxas de acampamentos / cabanas

- 03 refeições diárias. O menu inclui diferentes tipos de sopas, guarnições, peixes e carnes, frutas frescas e vegetais além de opções vegetarianas também disponíveis (mediante solicitação prévia)

- Modernas barracas The North Face VE-25

- Sistemas de oxigênio e oxímetros de pulso

- Kit de primeiros socorros

- Sacos de dormir adequados para baixas temperaturas

- Equipamentos de copa para o grupo (tenda-refeitório, mesa, cadeiras, louça e talheres)

- Traslados Parque Nacional do Kilimanjaro / Hotel em Moshi

- Traslados Hotel em Moshi / Traslados Aeroporto Internacional do Kilimanjaro

- 01 noite de hospedagem pós-trekking em Moshi no Hotel Ashanti Lodge com café da manhã, em apartamento duplo a compartir

- Certificado Internacional de Ascenção ao Kilimanjaro

 

NÃO INCLUÍDOS:

- Passagens aéreas

- Vistos (em caso de necessidade)

- Almoço e jantar no hotel (pré e pós-trekking)

- Aluguel de equipamentos pessoais

- Despesas de caráter pessoal

- Seguro de montanhismo

- Gorjeta sugerida a equipe de montanha: USD 240 por pessoa


* Valores sujeitos à alteração sem aviso prévio. Pacotes sujeitos à disponibilidade e a alterações. Fotos meramente ilustrativas.

Câmbio Oikos Turismo
Cotação de moedas

dolar Dólar: R$ 3,95
euro Euro: R$ 4,46
Validade: 14/11/2018

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • +55 31 3283-5777
  • +55 31 9-9614-9354
  • oikos@oikos.tur.br
  • atendimento@oikos.tur.br
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes