Receba gratuitamente nosos informativos com promoções de viagens, dicas e novidades:
Cadastre seu e-mail abaixo:
Atendimento On-line

Antártida ganhará novas regras para navios turísticos

A Nova Zelândia considera necessário impor novas regras aos navios turísticos que visitam a Antártida para prevenir um desastre na região mais remota do mundo, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Murray McCully.

Revista sobre Antártida dá à Folha o Prêmio Esso de Jornalismo
Leia aqui uma das reportagens da série premiada

"Estou muito preocupado porque, a não ser que tomemos medidas, teremos um grave dano marítimo por causa dos navios turísticos na Antártida, e enfrentaremos um desastre humanitário e meio ambiental", afirmou McCully.

Wellington recebe a partir desta quarta-feira uma reunião de três dias de 80 especialistas dos 47 países integrantes do Tratado Antártico, que debaterão novas regras para os barcos turísticos que visitam a região.

McCully afirmou na reunião que quatro embarcações encalharam nos últimos três anos e lembrou que 154 pessoas tiveram de ser resgatadas por um navio depois que o Explorer canadense afundou, após um choque contra um iceberg, em 2007.

"Tivemos sorte. Não perdemos ninguém naquele incidente, mas o fato de não termos consequências mais graves se deve mais à boa sorte que a uma boa gestão", afirmou o chanceler.

O número de visitantes anuais em barcos turísticos quadruplicou nos últimos 15 anos, chegando a 46 mil.

O encontro deve resultar em recomendações sobre o tipo de embarcações que podem ser usados em águas antárticas. Também deve se pronunciar sobre questões ambientais, assim como sobre a possibilidade de proibir o uso de combustível pesado.

Crédito: Folha Online


    Institucional | Contato | Reservas | Home
TeleFax: (31) 3283-5777 Copyright 2009 www.oikos.tur.br
e-mail: oikos@oikos.tur.br Rua Ouro Fino. 395 Sala 705 - Cruzeiro - Belo Horizonte/MG
Conheça nossos serviços para Agências de Viagens Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo