Receba gratuitamente nosos informativos com promoções de viagens, dicas e novidades:
Cadastre seu e-mail abaixo:
Atendimento On-line

Municípios brasileiros melhoram desempenho no turismo

Estudo de Competitividade dos 65 destinos mostra que, nos últimos dois anos, país evoluiu nos indicadores pesquisados com destaque para as capitais

Os municípios brasileiros estão mais bem estruturados para receber turistas no país, conforme aponta o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009. O levantamento, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério do Turismo (MTur) e do SEBRAE Nacional, foi divulgado ontem (08), em Brasília, pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto.

“Esse é um diagnóstico preciso, com metodologia de referência internacional, que ajudará a dar um salto no desenvolvimento do turismo brasileiro. Ao identificar as potencialidades e deficiências de cada destino, o estudo permite focar investimentos e estabelecer prioridades; algo fundamental em um país tão grande como o Brasil”, destacou o ministro. Para diretor técnico do SEBRAE Nacional, Luiz Carlos Barboza, “o estudo é uma régua, um bússola para orientar o rumo para onde devem persistir e serem investidos os esforços”.

As capitais apresentaram os melhores resultados na comparação com a pesquisa divulgada em 2008. Em uma escala de 1 a 5, que mede o desempenho da localidade em cada uma das 13 dimensões pesquisadas com notas de 0 a 100, as capitais saltaram do nível 3 para o 4 em 2009. Ou seja, atingiram “as condições adequadas para a atividade turística considerando o padrão mínimo de qualidade”. A média nacional e das “não capitais”, também evoluíram, mas mantiveram-se no nível 3 ou “em condição regularmente satisfatória”.

Para o professor da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Gustavo Barbosa, em um ano, todas as cidades tiveram grande ganho e o Brasil também, mas ainda há muito a ser feito. “O país pode e tem que evoluir. Dentro do conceito de competitividade o destino compete com ele mesmo. A ideia do estudo é voltar a campo todos os anos. O desfio agora é que as cidades possam evoluir mais rápido, ano pós ano, para que durante Copa tenhamos um belo país a apresentar ao mundo”, concluiu.

Segundo Barretto, que possui um sistema online de monitoramento de cada um dos 65 destinos em seu gabinete, o estudo será repetido até 2014, criando-se, assim, uma série histórica de acompanhamento dos municípios. “Um retrato fiel que permitirá a projeção de ações nas diversas áreas do turismo como qualificação e infraestrutura e um importante instrumento de diálogo com outras instâncias do governo, uma vez que nem todas as intervenções são necessariamente do Turismo”, ressaltou.

Municípios de todas as regiões do país, incluindo as 27 capitais, apresentaram melhorias na maioria dos quesitos avaliados. Houve queda em Monitoramento e manutenção do mesmo indicador do ano passado em Aspectos Culturais, conforme tabela abaixo. As demais dimensões pesquisadas são: Infraesturura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, e Aspectos Ambientais.

Crédito: Ministerio do Turismo


    Institucional | Contato | Reservas | Home
TeleFax: (31) 3283-5777 Copyright 2009 www.oikos.tur.br
e-mail: oikos@oikos.tur.br Rua Ouro Fino. 395 Sala 705 - Cruzeiro - Belo Horizonte/MG
Conheça nossos serviços para Agências de Viagens Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo